Sistema – Energia

Apresentamos a proposta do Projeto “SOFTWARE DE RECONHECIMENTO DE PADRÃO DE IMAGENS POR MEIO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL” O software de reconhecimento de padrão de imagens que possibilita a conferência das imagens geradas pelo Leitura por meio de inteligência artificial, de sorte que a verificação se dá de forma automatizada e célere, proporcionando à companhia de energia elétrica analisar todas as imagens enviadas pelos Leituristas.

 

Metodologia de Análise


▪ Aplicação de Inteligência Artificial na classificação das imagens
▪ Uso dos dados revisados para realimentar o algoritmo de reconhecimento
▪ Processamento em software estatístico especializado para extração dos resultados

Problemática

As concessionárias de energia elétrica, fazem leitura mensal dos estabelecimentos residenciais e comerciais, onde o profissional Leiturista fotografa o medidor para que haja uma prova real dos números ali encontrados.

Ocorre que, por desídia ou, talvez, por motivos ilícitos, o profissional Leiturista fotografa a parede, o chão, ou outro qualquer objeto estranho ao medidor, e em seguida digita um número que não condiz com a leitura real encontrada no medidor, gerando prejuízos mensais incalculáveis para a companhia de energia.

Recebida as leituras mensais e as fotos, os funcionários da companhia de energia fazem uma conferência por amostragem das informações enviadas pelos Leituristas, uma vez que a checagem das imagens é realizada de forma manual. Assim, os funcionários escolhem fotos aleatórias e analisam a veracidade das informações, isto é, se a imagem condiz com os números digitados pelo Leiturista na máquina de leitura.

Solução do Problema

A solução proposta para a problemática mencionada anteriormente é o software de reconhecimento de padrão de imagens, denominado ORC-IA, que possibilita a conferência das imagens geradas pelo Leiturista por meio de inteligência artificial, de sorte que a verificação se dá de forma automatizada e célere, proporcionando à companhia de energia elétrica analisar todas as imagens enviadas pelos Leituristas.

O OCR-IA ainda permite, dentre muitas outras funcionalidades, detectar o Leiturista que enviou a imagem equivocada ou fora dos padrões, possibilitando, dessa forma, encontrar irregularidades na prestação do serviço, além de eliminar prejuízos à companhia, uma vez que todos os medidores serão verificados mês a mês.

Para a execução do software, a UMA – GESTÃO E TECNOLOGIA disponibilizará o upload das imagens geradas pelos Leituristas, via browser, FTP, ou API rest. para a companhia de energia. Após as imagens estarem no servidor da companhia de energia, o OCR-IA processa 15 (quinze) mil imagens, a cada 24 (vinte e quatro) horas, enviando o relatório diário para a companhia de energia fazer o acompanhamento, através de uma interface de download de relatórios.

O software OCR-IA disponibilizará e executará para a companhia de energia as seguintes funcionalidades:
1. Disponibilização de login e senha para o acesso ao sistema;
2. Disponibilização de api rest ou forma de upload de imagens;
3. Relatório no formato CSV;
4. Número de série, MRU, nome do arquivo;
5. Foto classificada em um dos seguintes parâmetros: foto branca, foto preta, medidor distante, medidor
legível, sem conteúdo;
6. Processamento de 15.000 fotos por dia;
7. Relatórios para donwload;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *